Porque usamos redes sociais?

“Somos distintos uns dos outros e muitas vezes nos esforçamos para nos distinguir ainda mais. Mesmo assim, cada dimensão da distinção consegue pelo menos estabelecer uma base comum de outros similarmente distinguidos. Não há nenhuma semelhança simples não marcada pela diferença, mas, do mesmo modo, não há nenhuma distinção não dependente de alguma base do reconhecimento comum.” Hannah Arendt

Somos simultaneamente influenciados e influenciadores dentro do contexto sociocultural, originando um complexo loop, onde essa base de semelhanças e diferenças surge e é constantemente atenuada.

Um outro autor ainda cita “Não conhecemos nenhum povo sem nomes”, o que demonstra que a necessidade de identificação e distinção social é inerente a existência humana, os processos linguísticos ainda não eram devidamente formatados, mas já existia no homem o desejo de tornar o eu claramente separado do ele ou mesmo do nós e eles.

A interferência das marcas, celebridades e produtos na vida das pessoas hoje é tão grande que muitos autores defendem que o homem não cria mais a cultura, corporações com mensagens a disseminar cuidam de se imiscuir no meio sociocultural e criam “espetáculos em volta da produção da cultura”.

A verdade é que independentemente do nível de lavagem cerebral cada um de nós sofre, somos seres humanos e nessa condição temos todos a necessidade de se relacionar de alguma forma.

As redes sociais são extensões do mundo real, o que permite de certa forma uma interação social mais rica do eu como o outro, no mundo digital é possível a realização de ação jamais sonhadas no mundo real, a redução de distancias geográficas, utilização de mídias diversas e conteúdos diversos, facilmente encontrados com um clique ou dois. Andy Warhol tem uma frase famosa em todo o mundo, que você com certeza também conhece “no futuro, todo mundo será famoso por 15 minutos”, hoje com o poder das redes sociais todo mundo pode ter seu próprio programa de TV, ou melhor, de Internet. Esses 15 minutos, se transformaram em 15 segundos, ou até menos, de acordo com a rede em que você está inserido, todos compartilham do desejo de fazer com que esses 15 segundos sejam estendidos ou perpetuados, poucos alcançam esse nível, o que na verdade acontece é um loop infinito, onde a cada momento temos 15 segundos, ou tempo necessário até o post do outro, meus 15 segundos estão terminando aqui e o seu já começou?

Anúncios

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: